Tibagi (PR) vira referência em coleta do lixo ao firmar parceria com catadores de materiais recicláveis Sexta, 08 de junho de 2018.

IMG 7790 1O Município paranaense de Tibagi implementou uma iniciativa que conseguiu associar a destinação correta dos resíduos sólidos à geração de renda para a população local. O projeto, conhecido como Recicla Tibagi, recebeu várias premiações e virou uma referência no Estado do Paraná. A apresentação desta ação é mais um destaque da Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta semana e faz parte da campanha Municípios Lixo Zero – Um desafios de todos.

A iniciativa do Município nasceu da parceria da prefeitura com membros da população. O projeto beneficia mais de 90 pessoas que fazem parte da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti). Os associados prestam serviços para a cidade como a coleta do lixo e a varredura no Município. Por sua vez, a prefeitura fornece equipamento de proteção individual, auxílio na alimentação dos associados e em questões relacionadas à infraestrutura. Ainda contribui com o transporte dos associados para a Central de Triagem e Compostagem.

O lixo recolhido é armazenado nesta central. O local nasceu da necessidade de desativar o lixão e propor condições dignas de trabalho para os associados. No espaço, é feita a separação do material que pode ser reciclado do orgânico. O reciclado passa por outros processos até ser vendido. No caso do orgânico, os associados fazem a compostagem. Depois disso, o composto é comercializado para floricultores. MG 9725

Premiações e Conscientização

A prefeitura também promove ações para conscientizar a população sobre a coleta seletiva e outras atividades relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos. O reconhecimento da iniciativa ocorreu em diversas oportunidades. Em 2009, o Município foi premiado pelo Instituto Ambiental do Paraná. No ano seguinte, recebeu o Troféu Roteiros do Brasil, entregue pelo Ministério do Turismo.

Em 2011, ganhou o prêmio Eco-Cidade, oferecido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). No ano seguinte, recebeu o prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana, na categoria Resíduos Sólidos Urbanos do Ministério do Meio Ambiente. A CNM endossou o reconhecimento no ano passado.

Com informações da prefeitura de Tibagi

Voltar